Seguro social na Suíça – Segurança social

o melhor psicologo de sobradinho
Apresenta as especificidades do mercado de clínicas de saúde, os atores econômicos envolvidos neste mercado e os problemas regulatórios que surgem dadas as complexas interações entre pacientes, seguradoras e provedores. Questiona os principais determinantes dos custos em saúde e busca compreender o comportamento dos atores, bem como o papel do regulador, destacando o difícil compromisso entre controle de custos, qualidade dos serviços e acesso aos cuidados.

O curso faz referência particular ao caso suíço através de exemplos, analisa os pontos fortes e fracos do sistema atual e aborda criticamente projetos de reforma recentes, em andamento ou planejados. Sistemas de saúde públicos ou privados: coexistência ou antagonismo? O sistema de saúde diz respeito a toda a população, mesmo porque a lei de seguro de clínica de saúde (LAMal) obriga cada residente a fazer um seguro de acordo com os termos desejados em grande parte pela política.

No entanto, no regime de seguro obrigatório, esses termos levaram a uma inflação das despesas, que cresceu em média duas vezes mais rápido que a renda e muito mais rápido do que o setor de saúde como um todo. O prêmio básico médio a nível suíço terá caído de 173 francos por mês em 1996 para 447 francos em 2017.

Além de preferências e fatores conhecidos, como envelhecimento e inovação médica, o sistema de saúde enfrenta agora um grande desafio: como quebrar essa espiral? Devemos iniciar um círculo virtuoso de liberdade, competição e responsabilidade? ou precisamos planejar, regular e controlar ainda mais?