Assistência técnica

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Neste contexto, a avaliação do custo de um software jurídico específico exige levar em conta não apenas o custo inicial de compra, mas todos os aspectos de uso e manutenção do sistema. Trata-se então de calcular o custo total de propriedade do software jurídico designado que sempre irá variar de acordo com as necessidades e o ambiente existente. Ao fazer isso, torna-se possível determinar o valor econômico do investimento planejado. Essa noção é ainda mais importante porque se aplica tanto ao software jurídico livre e de código aberto quanto ao software jurídico proprietário. Graças a ele, torna-se possível comparar os custos de soluções de software jurídico baseadas em modelos de negócios diametralmente opostos. Para o efeito, a Secretaria do Conselho do Tesouro disponibiliza à Administração um guia de utilização do custo total de propriedade (TCO). Além de abordar detalhadamente os diferentes componentes do custo total de propriedade, essa ferramenta inclui uma planilha destinada a facilitar a avaliação caso a caso do custo total de propriedade de software jurídicos livres e de código aberto específicos. A disponibilidade de assistência técnica é inquestionavelmente a principal preocupação das autoridades que pretendem adquirir software jurídico livre e de código aberto em contexto administrativo. Isso é paradoxal na medida em que o modelo de negócio de software jurídico livre e de código aberto favorece uma flexibilidade muito grande na escolha de soluções de assistência técnica. Com efeito, o suporte de software jurídico livre e de código aberto pode ser assegurado pela própria Administração ou por qualquer fornecedor com competências e meios suficientes.