Uma avaliação metódica dos impactos ambientais

Em um edifício, os materiais de construção (e equipamentos técnicos) geram impactos no meio ambiente. Mas eles não são os únicos. Para limitar esses impactos, primeiro é necessário avaliá-los usando critérios muito específicos.

Nos sistemas de referência de certificação da abordagem HQE®, a “escolha integrada de processos e materiais de construção” constitui a meta n. conforto e saúde). Até recentemente, tratava-se de avaliar a gestão de projetos e as questões ambientais de forma bastante qualitativa. No entanto, em 2011 e 2013, foram realizadas duas grandes experiências de avaliação quantitativa da qualidade ambiental de edifícios novos de baixo consumo (BBC).

Isso tem sido alcançado graças à proliferação de fichas de declaração ambiental e sanitária (FDES), à publicação de normas metodológicas sobre a avaliação da Qualidade Ambiental dos Edifícios (QEB) e ao desenvolvimento de softwares de ferramentas como o “ELODIE” desenvolvido pelo Instituto Científico e Centro Técnico de Edificações (CSTB). design gráfico
Pisos laminado em brasilia
Consumo de energia relacionado com a construção (aquecimento, ventilação, água quente, iluminação, ar condicionado, etc.) Consumo de energia relacionado com a construção (eletrodomésticos, informática, TV, estéreo, etc.) Consumo de água Descargas líquidas Estas avaliações foram realizadas em amostras de 22 casas individuais e 17 edifícios de habitação coletiva. Os resultados mostraram que o consumo de energia relacionado aos materiais de construção e equipamentos técnicos (“energia incorporada” anualizada ao longo de 50 anos) representaria em média cerca de 50 kWh/m2 SHON por ano.

NAPS

AC Coelho Materiais Para Construção Asa Norte

Scrn 706/707 10, Brasília – DF, 70740-630

(61) 3273-5090