Existem diferentes tipos de alongamento

Confira agora
O treinamento de alongamento consiste em uma série de exercícios voltados para o alongamento das fibras musculares. Eles geralmente são realizados no início e no final do treinamento (por exemplo, treinamento de força) e são uma parte importante dele. O alongamento não requer um nível específico de preparo físico, tornando-o ideal para atletas, crianças e adultos. Passivo – Este tipo de alongamento é feito com a ajuda de um treinador ou de um auxiliar experiente.

A vantagem é a alta eficiência e grande cuidado. Ação-reação – primeiro os músculos e ligamentos são carregados o máximo possível, após o que são alongados. Dinâmico – um exemplo notável são as vibrações das pernas com um aumento gradual da amplitude. Estático é o tipo de treinamento mais popular. Depois de fazer uma pose de alongamento, você deve ficar nessa posição por 15 a 30 segundos e se concentrar em seus sentimentos.

Por que o alongamento é útil? Primeiro, o treinamento regular de flexibilidade aumenta significativamente o fluxo sanguíneo muscular, o que contribui para o crescimento muscular e recuperação acelerada do treinamento de força. Em segundo lugar, o alongamento regular melhora significativamente a elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos.

Em terceiro lugar, os exercícios de flexibilidade aumentam significativamente a força e a resistência muscular, uma vez que a maioria dos exercícios de flexibilidade tem claramente um caráter de força. Quarto, o alongamento pode aumentar significativamente o volume e a forma muscular. O fato é que tais exercícios alongam as densas conchas musculares – a fáscia. E a fáscia não esticada pode limitar o volume dos músculos em crescimento.